quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vida Nova, Atitudes Novas

VIDA NOVA, ATITUDES NOVAS
Colocensses 3:1-17

Por Pr Claudio Martins

Quando alguém resolve viver em outro país cujo idioma, leis, estilo de vida, e hábitos são diferentes do seu país de origem, esta pessoa precisará desenvolver hábitos novos, estudar o idioma local e outras coisas mais; caso contrário terá dificuldades tão grandes que a permanência dela naquela outra nação se tornará se não inviável, no mínimo dificultosa.
A Palavra diz que fomos libertos das trevas e fomos transportados para o Reino do Filho Amado (Cl 1:13); ou seja, mudamos de Reino, de cidadania. Logo, será necessário aprender o idioma deste Reino, suas leis, sua cultura, seu modo de viver, pois agora estamos em Cristo e ressuscitamos com Ele.
Se ressuscitamos com Cristo qual deve ser nosso novo estilo de vida? O texto que lemos nos fala da nossa nova maneira de viver, das novas atitudes que devemos ter.

BUSCAR AS COISAS DO ALTO (Cl 3:1)
Se ressuscitamos com Cristo, é imperativo buscar as coisas do alto, e não as terrenas. Em outras palavras: buscar o Reino de Deus e a Sua Justiça, procurando conhecer a vontade de Deus e vivê-la no dia a dia.
Esta nova atitude reordena as prioridades: buscamos o Reino de Deus em primeiro lugar (Mt 6:33) e tudo o mais será acrescentado. Não viveremos mais em busca das coisas (como fazem os pagãos), e sim para conhecer e amar Aquele que nos amou primeiro. Ele cuida de nós.
Isto traz uma reorientação da vida. Nosso olhar agora deve estar fixo nas coisas que não se vêem, pois são eternas.
Que mais caracteriza essa vida ressurreta com Cristo?

PENSAR NAS COISAS DO ALTO (Cl 3.2 – 4)
Aquele que ressuscitou com Cristo deve ocupar a sua mente com as coisas do alto, ou seja, com a Palavra de Deus. Há um dito popular que diz que mente vazia é oficina do diabo. E é mesmo. Da mesma forma, mente cheia da Palavra é oficina de Deus! Ele nos deu a mente para ser usada, cérebro para pensar os pensamentos inspirados.
Ele nos diz para meditarmos na Palavra dia e noite (Js 1:8; Sl 1:3) pois aquele que medita é como uma árvore com raízes que estendem-se junto aos ribeiros de águas cujas folhagens são verdes, nunca murcham e é frutífera.
O caminho da transformação é a renovação da mente (Rm 12:2), pois a Palavra derruba fortalezas e anula os sofismas. A Palavra forma novos pensamentos e sentimentos em nós. E pensamentos novos formam hábitos novos. Para isto a Palavra deve habitar em nós ricamente (Cl 3:16).

DESPOJAR DO VELHO HOMEM (Cl 3.5-9)
O velho homem é a nossa antiga forma de viver. Já foi crucificado com Cristo (Rm 6:6) e com Ele sepultado (Cl 2:12). Já morremos com Cristo! Isto é um fato. Contudo em nossa vida devemos aplicar esta verdade, através do despojar do velho homem. Paulo usa estas expressões: despojar / revestir. A idéia é que existe uma roupa velha e suja que precisamos despir (despojar) e uma roupa nova que precisamos revestir.
O que devemos despojar: os feitos do velho homem (v.5-v.9): Prostituição, impureza, paixão, avareza, ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena, mentiras.

REVESTIR-SE DO NOVO HOMEM (Cl 3:10-17)
Este novo homem é criado à Imagem de Cristo: é perfeito, santo e justo. É Cristo em nós, Seu caráter e Suas virtudes. Como eleitos e amados, ressuscitados com Cristo devemos nos revestir de: Misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade (Cl 3:12).
O novo homem é suporte para os irmãos, fonte de ânimo e força para os cansados; bem como é perdoador, jamais rancoroso, pois sabe que foi perdoado por Deus de ofensas muito maiores. Vive na paz do Senhor e tem paz com os outros.

CONCLUSÃO
Aquele que ressuscitou com Cristo é cidadão do Reino de Deus, e como tal tem prioridades novas, pensamentos novos e um estilo de viver completamente novo, digno dAquele que o recriou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário